Tabela do frete nunca vai conseguir ser justa, diz Tereza Cristina

Tabela do frete nunca vai conseguir ser justa, diz Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quinta-feira, dia 24, que a tabela de frete, que criou pisos mínimos para os preços do frete rodoviário, nunca vai conseguir ser justa. A afirmação foi feita durante a Abertura Nacional da Abertura da Colheita da Soja na safra 2018/2019, que aconteceu em Apucarana (PR). Esta foi a primeira vez que ela participou de um evento oficial desde que assumiu o cargo.

“Saiu um aumento, basicamente em cima do IPCA, mas o frete tem tantas variáveis. São segmentos diferentes usando o transporte rodoviário. Não é tabelamento justo”, declarou. Tereza salientou que o documento é tão ruim para o caminhoneiro quanto para o setor produtivo.

Para a ministra, o tabelamento não é necessário em um ambiente de livre mercado. “Não se conseguiu uma tabela justa, nem vai se conseguir. Não é um instrumento adequado”, afirmou.

Cristina enfatizou ainda que a solução do impasse está entre as prioridades de sua gestão. “A tabela no momento segue porque está na lei, mas nós já temos outras reuniões marcadas com caminhoneiros”, afirmou.

Durante sua participação no evento, Tereza ressaltou que os ministros têm se conversado, para otimizar o funcionamento do governo. Desta forma, o tabelamento já é assunto com outros três ministros: “Tarcísio Freitas (Infraestrutura), general Heleno (Segurança Institucional) e general Santos Cruz (Secretaria de Governo).

Deixe uma resposta

Fechar Menu